sexta-feira, julho 01, 2005

Gramática de Ressaca: expressões idiomáticas que ninguém sabe explicar

“Me fizeram de gato e sapato”
Como assim? Por que abusar de alguém é fazer a pessoa de felino ou calçado? Uma possível explicação estaria na infância do autor da frase, que poderia ser um desses moleques que adoram maltratar gatos. Sobre o sapato, talvez se refira à função primordial de um calçado, que até onde apuramos é de calçar um pé e, no lugar dele, sofrer as agruras dos terrenos acidentados da vida.

“Ele fez ouvidos de mercador”
Um dos grandes mistérios da civilização ocidental é o motivo do autor desta expressão achar que mercadores são surdos. Teria ele percebido um comportamento indiferente dos mascates quando estes eram perguntados acerca de descontos em suas mercadorias? Seria uma referência à garra e força de vontade desta categoria profissional, que mesmo nas piores crises não dá ouvidos aos pessimistas? Ou seriam os mercadores apenas arrogantes?

“Sei lá o que de cu é rola”
Expressão que persegue o jargão chulo nacional há muitos anos, até hoje não surgiram explicações plausíveis para o sentido da estupenda tirada. Pense na última vez que você utilizou a frase. Salário baixo de cu é rola, por exemplo, quer dizer o que? Vamos lá, faça conexões, por que para um ânus um salário baixo seria um pênis? Se achar um sentido explique nos comentários deste post.


postado pelo Doda Vilhena. às 16:01 | link | 3 comentários



quarta-feira, junho 29, 2005

Jogos proibidos: Messiah

Da Redação (Pocilga) - Neste jogo de ação em 3ª pessoa você encarna o filho do Homem, sim, ele mesmo, Jesus Cristo. A sequência inicial narra o nascimento de seu personagem e mostra alguns momentos de sua infância. A ação propriamente dita começa com o protagonista já adulto tendo de realizar diversas missões pela terra santa. O game segue o esquema de ação GTA, ou seja, você pode fazer o que quiser pelo cenário, porém, para terminar o jogo e liberar mais áreas e itens no mapa, deve cumprir os desafios pré-estabelecidos.

Um dos primeiros destes desafios são os 40 dias no deserto. Aqui todo cuidado é pouco, pois as mulheres seminuas que aparecem pelo caminho e os confortáveis lofts com home theatre completo são tentações do demônio. Você pode até se aproveitar um pouco das tentações, mas fique atento à barra de pecado no lado esquerdo, se ela chegar ao máximo você vai para o inferno e deverá iniciar a missão novamente.

São três cidades disponíveis para completa exploração: Belém, Nazaré e Jerusalém, além de diversos vilarejos. Aumente sua fama promovendo pregações pelas ruas ou operando pequenos milagres, como curar cegos nas esquinas. Isso rende preciosos pontos que depois podem ser trocados por itens como pão, água, vinho, dinheiro ou até mesmo armas caso você decida por combater romanos de forma menos cristã. Falando em romanos, fique atento, os caras estão sempre patrulhando as ruas a pé ou a cavalo, qualquer discurso em praça pública mal calculado pode render uma boa dor de cabeça. Quando perseguido por soldados você pode optar por fugir ou encará-los mano-a-mano, mas isso custa pontos de santidade, quanto menos santidade menor será sua atração sobre o povo e consequentemente menos seguidores você conseguirá arregimentar.

O jogo não é lá dos mais fáceis. Algumas missões como a do sermão da montanha são dificílimas. O cálculo para distribuição do pão é trabalhoso, os mais impacientes podem apelar para um cheat code disponível na internet.

Um momento crucial para definir um dos possíveis finais do seu personagem é a hora do julgamento. Você está ao lado de outro acusado de conspiração contra o império, Barrabás. Pilatos perguntará ao povo qual dos dois deve ser libertado. Apertando velozmente o botão de ação, seus seguidores gritarão seu nome mais alto e você livra o pescoço, o problema é que abre mão da ressurreição e não ganha o reino dos céus, pois você ainda terá que cumprir mais algumas missões, desta vez tendo de assaltar, pilhar e matar.

Optando por seguir o roteiro conhecido desde a escola primária, você terá de enfrentar a via-crúcis com a barra de energia em nível muito baixo e deverá fazer o possível para chegar vivo até o final. Existem 12 estações nesta fase onde você pode salvar o jogo e recuperar alguns pontos de energia até a crucificação.

Após o trágico destino de seu personagem (você sabe muito bem qual), você terá mais algumas missões a cumprir, desta vez na pele de apóstolos. Caso vença os desafios propostos, ganha a ressurreição, caso contrário...bem, este é um dos finais-surpresa do game que não iremos contar.

Publisher: Holy See Games
Developer: Joshua Tree
Gênero: Ação 3ª Pessoa

Image hosted by Photobucket.com

Jesus, que não faz declarações à imprensa há cerca de 2000 anos, também não comentou nada a respeito do jogo. A abençoada foto do Messias é de Jardan.


postado pelo Doda Vilhena. às 18:16 | link | 9 comentários




Jogos de videogame proibidos

Da redação - Inaugurando uma nova seara em sua cobertura jornalística, Ressaca Moral agora abrange também o universo dos videogames. As primeiras matérias são reveladoras, para não dizer inúteis: através de contatos no submundo da diversão eletrônica, nossa reportagem teve acesso a um ex-funcionário de diversas empresas produtoras de jogos que nos revelou segredos estarrecedores sobre futuros lançamentos e títulos proibidos.

Confira no próximo post deste blog a primeira de uma série de resenhas impressionantes e bacaninhas sobre o curioso universo dos games, onde ninguém come ninguém e mesmo assim ainda saem com cara de que fizeram algo sensacional.


postado pelo Doda Vilhena. às 18:12 | link | 0 comentários



Ressacas passadas

Tiras pré-fabricadas
Delegado Maria Bethânia dá lição de moral em jogad...
Coisas interessantes para você fazer enquanto o Re...
Mais farsas
O som do barzinho
Fã-clubes que não deram certo
Ressaca roubado é encontrado na rua da amargura
Farsas
Manchetes, apenas manchetes
Ressaca Moral de volta após uma semana

Velharias

13/03/2005
20/03/2005
27/03/2005
03/04/2005
10/04/2005
17/04/2005
24/04/2005
01/05/2005
08/05/2005
15/05/2005
22/05/2005
29/05/2005
05/06/2005
12/06/2005
19/06/2005
26/06/2005
03/07/2005
10/07/2005
17/07/2005
24/07/2005
07/08/2005
16/10/2005
20/11/2005
27/11/2005
18/12/2005
28/05/2006


Quer falar conosco?
Escreva para nós aqui


Powered by Blogger